Entrevista | Ghost Cult

Entrevista | Ghost Cult

931333_10151922094797796_480825642_n Entrevista | Ghost Cult

Floor Jansen tem uma distinta carreira como vocalista do After Forever e ReVamp, mas as coisas foram para outro nível depois de uma mensagem do Sr. Holopainen a chamando para substituir Anette Olzon, que deixou o Nightwish no meio da tour. Isso tudo pode parecer como um conto-de-fadas, mas não muito antes disso, Floor sofreu com a “Sindrome do Burn Out”. Isso teve profundas consequências para o Wild Card, o ultimo álbum do ReVamp. Sua aventura com o Nightwish provou ser outra ainda maior, distração a finalização das gravações. É tudo sobre encontrar o equilíbrio, como Floor mostra claramente em Ghost Cult.

Wild Card é um álbum muito pessoal – Fale a respeito.

Eu passei por um período muito turbulento em minha vida e isso se reflete tanto na música quanto nas letras. Eu sofria de um burn-out que realmente afetou minha carreira musical e minha vida em geral. Eu realmente tive que entrar em acordo com isso. Foi bom para usar as letras no álbum como uma saída para minhas frustrações. Nem todas as músicas do Wild Card são sobre esse período, mas é um tema recorrente. O restante das letras são inspiradas pelos acontecimentos da minha vida também. Foi a nossa ambição de criar um álbum realmente agressivo. Foi concebido para ser uma guitarra muito orientada. Os vocais precisavam ser mais extremos e realmente precisávamos repensar sobre como usar os elementos de teclado para melhorar a música. Nós trabalhamos com uma atual placa de humor, então todos os envolvidos puderam escrever suas idéias e emoções sobre uma música em particular. Foi como pintar um quadro,  uma nova forma de abordar as coisas, mas funcionou muito bem. Nós também queríamos trazer algumas idéias dentro do gênero metal sinfônico e experimentar alguns novos métodos de trabalho.

O tecladista e produtor Joost Van Den Broek atuou como diretor para todo o processo de composição e gravação. Como ele apareceu nisso?

Ele ficou envolvido depois que eu fiquei doente. Como uma banda, nós começamos a trabalhar em como seria o segundo álbum do ReVamp. Todos os envolvidos são ótimos músicos, mas nós não sabíamos se podíamos escrever boas músicas em conjunto.
Nós gastamos muito tempo em encontrar uma fonte criativa, mas antes nós tivemos a chance de encontrar isso antes de eu ficar gravemente doente. Na época já estava claro que Ruben (teclado) e Jord (guitarra) poderiam trabalhar muito bem juntos, eles trocaram as ideias musicas pela internet, mas todo o processo não foi realmente linear ou coisa do tipo, os efeitos do meu Burn Out foi piorando, então quando eu estava muito mal, todo o processo criativo ficou completamente parado. Uma das coisas que eu aprendi durante meu processo de recuperação foi que eu tive de reconhecer que eu não era boa para liderar uma banda de músicos, então eu precisei encontrar outra pessoa para cuidar dessa parte. Os outros membros do ReVamp eram músicos de verdade mas não com muita experiência. Na mesma época teve muita pressão por causa das expectativas pendentes. Era o nosso segundo álbum e o 7º álbum de estúdio que estive envolvida, foi por isso que Joost veio. Todos os membros da banda estão envolvidos no processo criativo, mas a composição atual do Wild Card foi feita por mim, Joost, Ruben e Jord. Nós fizemos um bom progresso, mas então de repente, eu fui abordada pelo Nightiwsh perguntando se eu estava interessada em ajudá-los depois que Anette Olzon deixou a banda no meio da turnê. Felizmente, já fizemos um planejamento de como proceder, então o resto da banda pôde trabalhar enquanto eu estava em turnê com o Nightwish. Graças a internet eu pude ficar envolvida com o processo criativo, então, quando eu voltei da turnê australiana com o Nightwish, todas as músicas já estavam muito bem escritas sob a direção de Joost. Eu só precisava gravar meu vocais no estudio.

Devin Townsend e Mark Jansen, do Epica contribuíram alguns vocais no Wild Card. Como você conseguiu envolvê-los?

Mark e eu voltamos no tempo, há um longo tempo atrás. Nós dois estávamos no After Forever. Gravei alguns vocais para o álbum dele do MaYaN e eu também fazia parte da comitiva ao vivo. Eu também estava envolvida com o show Retrospect do Epica. Eu realmente queria ter o Mark no novo álbum do ReVamp, então ele retornou o favor de gravar alguns guturais e gritos. Com Devin foi praticamente a mesma história. Em uma de suas gravações próprias, ele estava trabalhando com um coro e ele queria que uma das cantoras soprano gravasse alguns vocais principais, mas não funcionou como ele pretendia. Alguém no estúdio me recomendou para Devin, então antes que eu soubesse o que estava acontecendo, ele me ligou perguntando se eu poderia gravar alguns vocais para ele. Eu sou grande fã do Devy, por isso não foi problema algum para mim. Eu tenho meu próprio estudiozinho em casa, então eu consegui preparar alguns vocais para ele rapidamente. Ele ficou muito satisfeito com os resultados. No momento em que eu estava trabalhando no Wild Card, Devin foi uma das primeiras pessoas que eu pensei sobre a abordagem para o meu próprio álbum. Eu sou uma grande fã da natureza diversa e expressiva de seus vocais. O resultado final é simplesmente mágico. Estou muito orgulhosa de tê-lo no meu álbum, porque ele não é tão interessado em fazer apresentações como convidado. Mark realmente conseguiu fazer de seus guturais um giro muito agressivo e isso é exatamente o que eu estava procurando. Eu mesma fiz o restante dos guturais no álbum.

Como você olha para suas experiências como vocalista de suporte do Nightwish?

Ainda é muito cedo para eu realmente refletir sobre toda a aventura Nightwish, porque ainda há algumas datas pendentes, incluindo alguns festivais de verão. O que posso dizer? É um passeio incrível e me sinto realmente bem. As coisas correram muito bem desde o primeiro dia. O timing foi muito estranho, porque Annette Olzon apenas deixou a banda e não havia muito tempo para ensaiar com os outros membros do Nightwish. Os níveis de ansiedade foram elevados, pois a substituição de uma cantora em meados de uma turnê é uma experiência perigosa para dizer. Eles estavam correndo um desafio para se certificar de que nenhuma das datas restantes da turnê fossem canceladas. Eles estavam assustados e eu também. As coisas foram surpreendentemente bem. Não importa onde você execute, estará no youtube no dia seguinte. Então eu realmente dei tudo de mim. Todos na banda e na equipe, deram muito apoio e todas as reações foram positivas. A aceitação calorosa pelos fãs do Nightwish foi além dos meus sonhos. Algumas pessoas preferem outra pessoa na frente da banda, mas você não pode agradar a todos.

 Você estaria disposta a cantar para Nightwish permanentemente se eles te pedissem?

Eu fui convidada a preencher a turnê mundial atual e por uma par de datas do festival, mas o que vai acontecer depois disso ainda é incerto. Nightwish vai fazer uma pausa após o ciclo da turnê atual e que vai tomar uma decisão no próximo ano. Até então tudo ainda está no ar. Se eles me perguntarem, eu ficaria muito lisonjeada e eu gostaria de fazê-lo. Vai ser uma grande reformulação na minha vida e minha carreira como cantora, mas mais uma vez não estamos apressando as coisas. Ambos os caras do Nightwish e eu temos experiências com rupturas de bandas anteriores e todas as emoções que vêm com isso. É quase como namoro. As coisas, se sentir bem e que está indo bem, mas não estamos em uma corrida para amarrar o nó, por assim dizer.

English

Floor Jansen already has a distinguished career as a singer for After Forever andReVamp, but things went to another level after a text message from a certain Mr. Holopainencalled for her services as replacement forAnnette Olzon, who left Nightwish mid-tour. This may all seem like a fairytale, but not too long ago Floor suffered from a burn out. This had profound consequences for Wild Card, the latest ReVamp album. Her adventures with Nightwish proved to be another major, albeit more satisfying, distraction from finishing the record. It’s all about finding the right balance as Floor candidly points out to Ghost Cult.

Wild Card is an intensely personal album – talk us through it.

I went through a very turbulent period in my life and that’s reflected in both the music and the lyrics. I suffered from a burn-out which really affected my music career and my life in general. I really had to come to terms with that. It felt really good to use the lyrics for the album as an outlet for my frustrations. Not all the songs on Wild Card are about that period though, but it’s a recurring theme. The rest of the lyrics are inspired by events from my life as well. It was our ambition to create a really aggressive album. It was meant to be very guitar oriented. The vocals needed to be more extreme and we really needed to rethink on how to use the keyboard elements to enhance the music. We really felt the need to give the overall ReVamp sound a fresh spin. We worked with an actual mood board, so everyone involved had the opportunity to write down his ideas and emotions about a particular song. It was like painting a picture in a way. It was a new way of approaching things, but it worked very well. We also wanted to bring some fresh ideas within the symphonic metal genre and try out some new methods of working.

Keyboardist and producer Joost van den Broek acted as the director for the overall writing and recording process. How did he come into view?

He became involved after I got sick. As a band we already started to work on what would be the second ReVamp album. Everyone involved are great players, but we didn’t know for certain if we could write great music as a unit. We spent quite some time on finding our creative groove, but before we had the chance to find that out I became gravely ill. At the time it was already clear thatRuben (keyboards) and Jord (guitar) could work really well together. They traded musical ideas back and forth via internet, but the whole process wasn’t really streamlined or anything. The effects of my burn out progressively worsened, so by the time I was completely knocked out, the whole creative process was stopped dead in its tracks. One of the things I learned during my recovery process is to acknowledge that I’m not good at leading a band of musicians and that I needed to find someone else to take that role. The other ReVamp members are solid musicians but they didn’t have much experience. At the same time there’s lot of pressure, because of pending expectations. It’s our second album and the seventh studio album I’m involved with. That’s when Joost came into view. Every band member was involved in the creative process, but the actual writing for Wild Card was done by me, Joost, Ruben and Jord. We made some good headway, but then I was suddenly approached by Nightwish whether I was interested in helping them out on the after Annette Olzon left the band mid-tour. Luckily we already made a planning on how to proceed, so the rest of the band could work on new material whilst I was touring with Nightwish. Thanks to the internet I was able to stay involved with the creative process, so by the time I got back after the Australian tour with Nightwish all the music was pretty much written under the direction of Joost. I only needed to record my vocals in the studio.

Devin Townsend and Epica’s Mark Jansen contributed some guest vocals on Wild Card. How did you manage to get them involved?

Mark and I go back a long time ago. We were both in After Forever. I recorded some vocals for hisMayan album and I was also a part of the live entourage. I was also involved with Epica’s Retrospective live show. I really wanted to have Mark on the new ReVamp album, so he returned the favour by recording some grunts and screams. With Devin it was pretty much the same story. On one of his own records he was working with a choir and he wanted one of the soprano singers to record some lead vocals, but it didn’t work out as he intended. Someone at the studio recommended me to Devin, so before I knew what was going on he called me with the question about whether I could record some vocals for him. I’m a big Devy fan, so this was a no brainer for me. I have my own little home studio, so I was able to lay down some vocals for him quickly. He was really pleased with the results. By the time I was working on Wild Card Devin was one of the first people I thought about approaching for my own album. I’m a really big fan of the diversity and expressive nature of his vocals. The end result is just magical. I’m really proud of having him on my album, because he is not so keen on doing guest performances. Mark really managed to give his grunts a really aggressive spin and that’s exactly what I was looking for. I handled the rest of the grunts on the album myself.

How do you look back on your experiences as a stand in singer for Nightwish?

It’s still too early for me to really reflect on the whole Nightwish adventure, because there are still a couple of tour dates pending, including some summer festivals. What can I say? It’s an incredible ride and it feels really good. Things went really well from day one. The timing was really awkward, because Annette Olzon just left the band and there wasn’t really time to rehearse with the other Nightwish members. Anxiety levels were running high, because replacing a female singer mid tour is a hazardous experience to say the least. They were running the gauntlet to make sure that none of the remaining tour dates had to be cancelled. They were scared and so was I. Things went surprisingly well. It doesn’t matter where you perform, Youtube will be plastered with movies of the gig the next day, so I really gave it my all. Everyone in the band and crew were really supportive and all the positive reactions and the warm acceptance by the Nightwish fanbase was beyond my wildest dreams. Some people would rather see someone else fronting the band, but you can’t please everyone.

Would you be willing to sing for Nightwish permanently if they asked you?

I’ve been asked to fill in for the current world tour and for a couple of festival dates, but what will happen after that is still unclear. Nightwish will take a break after the current touring cycle and they’ll make a decision next year. Until then everything is still up in the air. If they would ask me I would be very flattered and I would love to do it. It will be a major overhaul in my life and my career as a singer, but then again we’re not rushing things. Both the guys in Nightwish and I have experiences with previous band break ups and all emotions that come with it. It’s almost like dating. Things feel good and it’s going well, but we’re not in a rush to tie the knot so to speak.

Raymond Westland

Share this content: