Entrevista: Arjen A. Lucassen

Entrevista: Arjen A. Lucassen

Head up High, my dear!

Recentemente Floor Jansen participou do mais novo trabalho do Ayreon, lançado no dia 28 de abril, intitulado de ‘The Source‘. E, como sempre, nos surpreendendo com tamanha criatividade e músicos incríveis!

31ae55fd-f85e-4951-aa70-a8691cb3f5be Entrevista: Arjen A. Lucassen

O Head up High teve a oportunidade de enviar algumas perguntas para o multi-instrumentista holandês bem conhecido por todos nós, Arjen Lucassen.

Ω

111-Floor-Jansen-as-‘The-Biologist’ Entrevista: Arjen A. Lucassen1. Sempre que possível, você procura escolher um artista cuja personalidade tenha algum traço do personagem a ser interpretado e sabemos que, quando criança, Floor sonhava em ser bióloga. Qual seria a característica mais marcante que a personagem “A Bióloga” e Floor Jansen têm em comum?
Arjen: Na verdade, é o oposto! Os personagens e as letras costumam ser baseados na personalidade dos cantores. E é claro que eu conheço a Floor muito bem hoje em dia e sei o quanto ela é envolvida com as questões do meio ambiente, além do cuidado com que ela tem com os animais. Mesmo assim, eu não sabia que ela queria se tornar uma bióloga! Fiz uma boa escolha, então. 🙂

2. Floor Jansen participou do disco “01011001” ao lado de sua irmã, Irene Jansen, nas faixas “Beneath the Waves” e “Waking Dreams“. Como foi ter ambas trabalhando juntas e há a chance de vê-las juntas em algum projeto do Ayreon novamente?
Arjen: A Irene não participou do 01011001, apenas a Floor. Mas elas, de fato, foram backsingers na turnê europeia que fiz com o Star One. E sim, elas cantarão juntas novamente no show “Ayreon Universe”, em setembro deste ano. As vozes delas são simplesmente perfeitas juntas. São duas cantoras incríveis.

3. No ano passado, você tocou ao lado da Anneke em alguns shows do The Gentle Storm da turnê europeia. Recentemente, os ingressos para três shows do “Ayreon Universe” em 2017 se esgotaram. Ainda é cedo para dizer, mas há alguma chance de que outros países ao redor do mundo recebam este espetáculo?
Arjen: Não, sinto muito. Eu sou uma pessoa completamente reclusa e não faço mais turnês…. No caso do “The Gentle Storm”, eu só participei do show em Amsterdam.

111-Floor-Jansen-as-‘The-Biologist’-horz Entrevista: Arjen A. Lucassen

4. Sabemos que o seu processo de composição costuma ser bem reservado, mas que um seleto grupo de músicos e artistas mais próximos costuma trabalhar na composição. Alguns dos vocalistas convidados participam também do processo criativo? Se sim, como costuma ser?
Arjen: Sim. Alguns cantores preferem escrever suas próprias letras ou compor suas melodias. E, se eu sinto que eles conseguem fazer um trabalho melhor do que eu, eu dou sinal verde. É tudo questão de como fica o trabalho final! E [esse método] sempre funcionou muito bem.

104-Simone-Simons-as-‘The-Counselor’-horz6 Entrevista: Arjen A. Lucassen

5. Em algumas entrevistas, você mencionou que a arte de Yann Souetre o inspirou em boa parte do processo criativo deste álbum. Como se nota, há um tom bem sombrio de ambientes sci-fi e os álbuns do Ayreon costumam envolver análises da condição humana. Com isso em mente, o que você pode nos dizer sobre o que podemos esperar da deste disco em termos filosóficos?
Arjen: Como costumo citar nos meus conceitos, o disco “The Source” trata da questão da dependência tecnológica. Eu cresci numa época em que não havia computadores, então eu testemunhei esse avanço absurdo da tecnologia e a velocidade com a qual as pessoas se tornaram viciadas e dependentes dela. Eu, geralmente, fico surpreso com o quão grudadas as pessoas estão aos seus telefones atualmente, e como elas não estão mais vivendo o momento.

Arjen-Lucassen-620x400 Entrevista: Arjen A. Lucassen6. Sabemos que a história do povo “Forever” foi contada de maneira extensiva nos álbuns do Ayreon, sendo concluída no disco “01011001”. Levando em consideração que a trama do disco diz respeito à história dos Alphans, podemos esperar uma continuação ou referência à história dos Forever no disco “The Source” ou este disco é parte de um ciclo completamente diferente?
Arjen: O disco “The Source” conta uma história que acontece antes da história do disco “01011001” e de toda a história da discografia do Ayreon. No caso, ela retorna ao começo da humanidade e ao povo “Forever”. Spoiler: Todos costumávamos ser parte do povo “Alphans” no passado!

Inglês aqui


🎥 The Day That The World Breaks Down | Everybody Dies | Star Of Sirrah
16114051_10153998466326152_174550645936548581_n Entrevista: Arjen A. Lucassen

[threecolumns] Entry 1: The ‘Frame
1. The Day That The World Breaks Down
2. Sea Of Machines
3. Everybody Dies
Entry 2: The Aligning Of The Ten
4. Star Of Sirrah
5. All That Was
6. Run! Apocalypse! Run!
7. Condemned To Live [/threecolumns][threecolumns] Entry 3: The Transmigration
8. Aquatic Race
9. The Dream Dissolves
10. Deathcry Of A Race
11. Into The Ocean [/threecolumns][threecolumns class=”omega”] Entry 4: The Rebirth
12. Bay Of Dreams
13. Planet Y Is Alive!
14. The Source Will Flow
15. Journey To Forever
16. The Human Compulsion
17. March Of The Machines [/threecolumns]

Arjen Lucassen

Website | Facebook | Twitter


cropped-LOGO1-1 Entrevista: Arjen A. Lucassen

Official Ω BR: Your reference | Sua referência

Facebook | Instagram | YoutubeGoogle+ | Twitter | Group

 

Share this content: