NORTHWARD: Track by Track!

NORTHWARD: Track by Track!

5b719bd7b3323e52ae0355e9_logo2-p-500 NORTHWARD: Track by Track!

O lançamento está marcado para o dia 19 de outubro, sendo assim, Floor Jansen e Jorn Viggo Lofstad decidiram lançar um vídeo para cada dia de contagem regressiva, falando um pouco sobre cada uma das faixas.


A publicação será atualizada diariamente, conforme os lançamentos. Voltem sempre, bjs.

Track #1: While Love Died

“Jorn: Olá e bem vindo ao primeiro dia da contagem regressiva do projeto ‘Northward’ onde todos os dias nós lançaremos um video curto sobre as canções do álbum que está por vir!

Jorn: A primeira música que nós iremos falar é a ‘While Love Died’. É uma música bem hard rock ‘n roll, e logo de cara você vai perceber que não é nada parecido com o Nightwish nem o Pagan’s Mind. Talvez você possa perceber algumas influêcias de algumas bandas aqui.

Floor: Essa é a música de abertura do álbum. É um álbum bem diverso, mas nós sentimos que essa é uma boa música para apresentar como o álbum irá soar. Nós fizemos um clipe dessa música, então provavelmente você já ouviu. As letras de fato têm um toque pessoal, mas isso foi um toque pessoal de 10 anos atrás. A letra, e claro, 
é para a sua própria interpretação e nós esperamos que você goste da música!


Track #2: Get What You Give

Floor: Olá e bem vindos, novamente, ao segundo dia da contagem regressiva pro lançamento do Northward, hoje nós falaremos sobre a segunda canção, Get What You Give.

Jorn: Essa é uma das minhas preferidas no álbum e ela ficou melhor do que nós imaginávamos, e agora serve como a segunda faixa do álbum. Essa também é uma canção de heavy rock, uma guitarra bem fluída e com muitas coisas legais rolando na música.

Floor: Sim, essa é definitivamente uma das minhas favoritas, tem um pouquinho da vibe de Skunk Anansie, que é uma das minhas bandas favoritas, e é totalmente inspirada pelos vocais da Skin. Sobre a letra, ahm, tudo tem ciclo completo as vezes, então realmente você colhe o que você planta (Get What You Give). Quando eu escrevi a letra, haviam muitos cenários em que isto estava acontecendo, onde eu me sentia insegura no começo da situação e depois eu percebia que você colhe o que você planta: se você foi ruim comigo, eu serei ruim com você. Mas no final das contas, as coisas ficam melhor. Você colhe o que você planta, então tome cuidado com isso!


Track #3: Storm In A Glass

“Floor: Sim, nós estamos de volta para o terceiro dia da contagem regressiva para o lançamento do álbum do nosso projeto Northward, e vamos falar sobre Storm in a Glass.

Jorn: Essa música é mais acelerada, mais pop rock, mais alto astral, é bem focada em melodias, e é bem comercial. Há muitos backing vocals em toda a música.

Floor: Sim, foi legal poder fazer isso, e é a música favorita da minha filha, é algo legal de mencionar sobre essa música! Sobre as letras, bem, algumas coisas pequenas podem ser transformadas em algo enorme, e podem parecer ser coisas muito importantes na vida; mas com uma boa reflexão, você percebe que tudo isso pode ser uma… Storm In A Glass.


Track #4: Drifting Islands (feat Irene Jansen)

Floor: Estamos de volta para o quarto dia da contagem regressiva do lançamento do álbum Northward, e hoje estaremos falando sobre a canção Drifting Islands, que é um dueto com a minha irmã Irene, o que é ótimo, porque isso esteve como meta pessoal minha desde sempre, e nós tivemos muitos muitos pedidos ao passar dos anos, então nós finalmente fizemos.

Jorn: E deu que foi super legal!

Floor: Eu concordo, eu estou muito feliz com isso, nossas vozes realmente combinam, mas 10 anos atrás, a idéia era fazer o dueto com o cantor de Alter Bridge, Myles Kennedy. Eu o conheci, perguntei se ele gostaria de fazer o dueto, e ele até falou que sim, mas muitas coisas aconteceram nessa gravadora, obviamente, então o dueto nunca chegou a acontecer. Ao invés disso eu realizei um sonho de gravar com a minha irmã, o que é uma boa história!

Jorn: Eu me lembro quando escrevemos essa canção e eu te apresentei uma banda norueguesa chamada Animal Alpha, uma banda norueguesa muito boa e eu me lembro que você gostou muito dela, e eu me lembro que o refrão foi criado depois que você escutou a banda. O refrão é bem agressivo, versos e pontes são mais práticos e moderados.

Floor: A letra é bem literal, ilhas a deriva (Drifting Islands) que ficam cada vez mais distantes uma da outra; você pode tentar se comunicar, mas vocês realmente não se entendem. Isso pode ser aplicado a qualquer relacionamento, felizmente na minha família não é o caso! Não interprete tão literalmente! Minha irmã e eu ainda somos muito próximas, mas é sobre isso que se trata essa canção.


Track #5: Paragon

Floor: Bem vindos ao quinto dia da nossa contagem regressiva para o lançamento do álbum Northward. Hoje falaremos sobre a quinta canção do álbum chamada “Paragon”.

Jorn: Eu acho que o álbum em geral tem uma vibe bem rock ‘n’ roll, enquanto essa é uma canção épica. Há muitos elementos melódicos, enquanto trabalhávamos nela, nós a chamávamos “A música de sete minutos“, então aí você consegue ver algumas referências de uma música progressiva. Para mim o refrão dessa música é super poderoso, e me lembra as canções de heavy metal que a Alanis Morissette nunca fez.

Floor: Para mim, essa música se tornou uma das minhas favoritas…

Jorn: Com os acordes menores.

Floor: Sim, o meio acorde é bem épico e então boom, quando o último refrão chega, me dá arrepios. Eu não sei se você pode dizer isso sobre a própria música, mas…

Jorn: Nós acabamos de dizer! [Risos]

Floor: Nós acabamos de dizer, a música de fato dá aquela sensação prazerosa, que eu espero que você também sinta. Sobre a letra, “Paragon” é o ultimato das coisas que você pode alcançar; quando eu ouço eu me pergunto quando meu Paragon acontecerá. Perfeição é bom, ao menos que seja em excesso. Isso vale para muitas pessoas que jogam suas vidas fora [tentando alcançar a perfeição], e “bom” é definitivamente bom para mim. Quando acontecerá meu “Paragon”? Provavelmente nunca. É isso aí!


Track #6: Let Me Out

Floor: Olá e bem vindos de volta ao sexto dia da contagem regressiva para o lançamento do Álbum Northward.
Essa canção é chamada Let Me Out. Um detalhe engraçado é que, diretamente, essa música foi inicialmente co-escrita com Andre Borgman, que tocou bateria no After Forever. Nós começamos a trabalhar um pouco juntos, infelizmente não continuamos trabalhando, mas ele tinha ótimas idéias, e muitas delas acabaram entrando nessa canção. Nós, na verdade, só adicionamos e alteramos, especialmente o tempo da musica, mas há muito dele nessa música.

Jorn: Eu fico muito feliz com o solo de guitarra dessa música, é bem clássico e…

Floor: Você foi ótimo.

Jorn: Obrigado [risos], e sim, essa foi uma das músicas que nós tivemos que trabalhar para trazer o sentimento, e que ficou muito boa no final das contas.

Floor: Sim, sim, praticamente isso, foi legal que perto do final, eu comecei brincar um pouco com adlibs (improvisação), uma improvisação bem solta, gritando aquela frase ‘Let me Out’. Eu acho que a letra fala por si só. Essa é a música para se escutar, para o final, desde o inicio, bem alta.


Track #7: Big Boy

Floor: Já é o sétimo dia, e também é a sétima canção que falaremos hoje na contagem regressiva para o lançamento do álbum Northward. Wssa canção é chamada “Big Boy”.

Jorn: Sim, e essa é uma canção meio experimental, hard-rock, eu diria. Enquanto nós trabalhávamos nela, nós à chamávamos de “Disco Chugging”, “Chugging”. É tipo quando o guitarrista dá palhetada fortes pra baixo, sabe? E tem muitas influências de discoteca com a batida da música, então nós meio que experimentamos com esses fatores.

Floor: É a faixa um pouco estranha do álbum; é uma versão diferente do que já tínhamos, e foi um pouco difícil fazer a musica soar certa. Se essa música não é criada com o sentimento certo, seria muito muito estranha. Mas nós conseguimos!
Sobre as letras, eu as vezes fiquei um pouco frustrada. Há 10 anos, em ser uma mulher num ambiente dominado por homens, toda aquela comoção do #MeToo (onde artistas de Hollywood denunciavam assédios morais e sexuais partidos por homens) tornou tudo mais atual, apesar de eu, felizmente, não ser uma das que precise usar essa hashtag. Mesmo assim, essa situação igualmente já me trouxe frustracão, e me levou a escrever a letra de Big Boy. Eu, entretanto, sinto e penso que 10 anos depois as coisas de fato melhoraram. Há esperança!


Track #8: Timebomb

Floor: Bem vindo de volta ao dia 9 (que na verdade é 8) da contagem regressiva do lançamento do álbum Northward, que será lançado em poucos dias agora! Essa canção é chamada “Timebomb”, e foi uma das primeiras que nós escrevemos, e também um das únicas que nós fizemos uma demo inicial.

Jorn: Sim, essa é a única canção do álbum que tem algumas camadas de teclado, tocadas por Uonni, o tecladista da minha banda Pagan’s Mind. Essa canção é bem melódica, um refrão agressivo e cheio de energia, que ficou super legal, eu acho. Eu preciso dizer, no final da música eu planejei alguns solos de guitarra, para poder me exibir, e a Floor estava no estúdio e eu escutei uma improvisação em notas altas incríveis, e no final eu disse ‘Okay, nós faremos do seu jeito’, e foi assim que aconteceu!

Floor: A batalha de vocais e guitarras [risos]. 
Sobre as letras, ‘Timebomb’ literalmente você ouve o barulho do relógio sem parar dentro de você, você só quer terminar de fazer algo, você só quer ir para o próximo dia, a paciência de sentar e esperar por algo. Pessoalmente eu não sou tão boa com a minha paciência, meus níveis de paciência são bem conhecidos àqueles que convivem comigo, eu não tenho nenhum, e essa canção é sobre isso.


Track #9: Bridle Passion

Floor: Bem vindos de volta. Nono dia, nona música. Nós temos 11 músicas, isso significa que o álbum Northward está quase lançado. Nós falaremos sobre Briddle Passion.

Jorn: Sim, essa é uma canção pé-no-chão, calma e acústica, com apenas um violão e voz.
Eu me lembro que essa foi a primeira música que nós escrevemos juntos, na primeira sessão que tivemos para ver se tínhamos aquela química de composição, e essa música foi uma das primeiras coisas que criamos.

Floor: Sim, ainda estou super feliz com ela, porque é tão simples e frágil. E sobre as letras, é sobre a comprensão e restrição das emoções, que simplesmente é impossível de manter por muito tempo. Você simplesmente não consegue, você tem que sentir o que você sente. Eu acho que é uma boa pausa no álbum, depois das guitarras pesadas. E é, saiu simples e frágil.


Track #10: I Need

Floor: Sim, dia 10 da contagem regressiva para o lançamento do álbum, significa que estamos quase lá, o álbum Northward está quase disponível pra você escutar, hoje nós falaremos sobre a canção “I Need”.

Jorn: Um up-tempo (música rápida) na sua cara, devassa e hard rock, bem groovy, baterias e riffs muito legais, bem rock n’ roll.

Floor: Essa é uma das canções que reescrevemos um pouco, comparada ao que era 10 anos atrás. Mudamos o refrão completamente e alteramos alguns versos. Também é uma canção que nós tivemos que ter o sentimento certo para funcionar e agora é muito boa, é bem “na sua cara”.
As letras você precisa encarar de uma forma diferente, essa é uma canção de rock ‘n’ roll vulgar, então não iremos falar sobre a vida e emoções, é bem explosiva, e eu preciso… “I need” todos os tipos de coisas! [Risos]


Track #11: Northwards

Floor: Décimo primeiro dia, nós conseguimos falar de todas as músicas durante a contagem regressiva para o lançamento, agora é o momento do álbum Northward! Na verdade, agora falaremos sobre a música NORTHWARD.

Jorn: Essa é uma música épica e longa com muitos elementos músicas, essa música é…. é difícil definir o que essa música é, mas há elementos muito legais nessa canção. Eu amo a ponte nessa música, nós temos tudo o que tínhamos e logo depois você tem esse refrão singelo e bonito. Eu acho que foi um ótimo jeito de encerrar o álbum com essa música.

Floor: Sim, definitivamente. Uma música bem longa, mas muito boa. Há muitas partes experimentais. As letras foram completamente reescritas em comparação ao que eram 10 anos atrás, e foi batizada de “Northward” (Direção ao Norte). Essa parte do nome é sobre como eu fui para o Norte de onde eu nasci, da Holanda para a Escandinávia, esse projeto foi escrito na Escandinávia, eu canto numa banda Escandinava, casei com um homem Escandinavo… Essas coisas são coincidências, mas mesmo assim aconteceu… Você é um homem escandinavo!

Jorn: Sim! [Risos]

Floor: Aqui no norte… Essa música é sobre a minha jornada em Direção ao Norte. Essa foi a nossa introdução para o álbum, agora você finalmente vai poder formar a sua opinião, ouvir as músicas e poder curtir o álbum. Mais uma vez, não espere que soe parecido com Pagan’s Mind ou Nightwish ou qualquer coisa que já tenhamos feito antes. Nos diga o que você achou! Obrigado por ter nos acompanhado por esses dias e aproveite o álbum!


1000x1000 NORTHWARD: Track by Track!Tracklist:

01. While Love Died
02. Get What You Give
03. Storm In A Glass
04. Drifting Islands
05. Paragon
06. Let Me Out
07. Big Boy
08. Timebomb
09. Bridle Passion
10. I Need
11. Northward


MERCHANDISE

PRÉ-VENDA | PRE ORDER

Website Facebook Twitter Instagram

Share this content: