Q&A – Perguntas & Respostas

Q&A – Perguntas & Respostas

Floor Jansen pediu aos fãs que deixassem perguntas em suas redes sociais. Ela respondeu algumas delas. A tradução está logo abaixo:

Ω

Floor: Certo, vocês me fizeram algumas perguntas para o Q&A e tem mais de 3000 perguntas, então é impossível responder a todas, mas eu vou só passar por elas e responder algumas, e obrigada por serem tão engajados; é maravilhoso de ver!
Há alguém perguntando, Carlos: “Com que frequência você canta casualmente? Não um treino sério ou coisas do trabalho, mas para sua própria diversão e quais são suas canções favoritas para cantar desse jeito?”
Eu na verdade canto todo dia. Simplesmente vem. E agora estamos respondendo algumas outras perguntas das pessoas que estão perguntando se eu estou escrevendo coisas solo –  e eu estou, eu tenho sentado na frente do piano cada vez mais se eu estiver disposta, eu não quero ter o estresse de ter que fazer algo quando se trata disso, é maravilhoso deixar a inspiração surgir – então eu canto, eu cantarolo e as vezes do nada eu tenho uma melodia na minha cabeça e eu a gravo… Não há muito o que para eu praticar agora, eu não estou fazendo turnê, eu comecei a trabalhar com o setlist da turnê nova mas obviamente eu não estou fazendo isso ainda mas como uma mãe, há canções de crianças que aparecem diariamente e que elas de fato grudam na sua cabeça então eu não consigo evitar cantarolar algumas canções ou então cantar com a minha garota – mas o engraçado é que a minha filha diz: “não mãe, não cante!” então essa é a minha experiência de canto de agora!

Vamos ver: “Terá um segundo CD de Northward no futuro?” Eu não sei. Andreas que me pergunta. Eu realmente gostei de escrever o primeiro álbum mas não vamos esquecer que isso foi em 2008, um longo tempo atrás e as coisas  que eu gosto de escrever agora não é metal e não é rock… Com isso eu respondo outra pergunta que quer saber se eu estou escrevendo alguma coisa de metal sinfônico mas não é! Não porque eu não goste, claramente não é isso, eu já estou numa das maiores bandas do gênero com alguém que eu considero o melhor compositor do meio – o Tuomas é tão genial que eu sinto que não tenho muito o que adicionar sobre isso – mas eu gosto de explorar algumas músicas diferentes e ver o que aconteceria se eu escrevesse canções menores baseados em instrumentos acústicos com bastante espaço para a voz… Eu não tenho nenhuma ambição agora relacionada a isso, eu apenas deixo fluir… Mas agora eu não me sinto inspirada para escreve um segundo álbum de Northward, apesar de eu ainda estar super feliz e orgulhosa do primeiro.

1 Q&A - Perguntas & RespostasVocê está ansiosa para tocar Tribal ao vivo e ver toda a platéia fazendo a dança do esqueleto?” Sim, eu estou! Eu realmente estou! Eu me pergunto se eu consigo dançar também sem parecer muito ridícula!

Sua presença de palco adiciona muito ao seu canto, você é ciente do jeito que você se comporta durante uma música ou é algo que vem mais naturalmente com a letra?”
Vem naturalmente. Eu realmente não penso muito sobre como eu me movimento, claro que eu estou ciente da minha linguagem corporal, como acontece quando você tem muito tempo de performer mas eu não faço decisões prévias sobre como eu vou estar me movimentando ou dançando… Até os discursos vem naturalmente, no momento.
Celine está perguntando como estão os outros membros da banda, se eles estão bem nesses tempos difíceis. Até onde eu sei, todos estão saudáveis, o Marco estava doente como eu, nós dois não sabemos se foi o vírus ou não e pode muito bem ter sido mas nós não ficamos tão doentes, mas nós agora sabemos como poderíamos ter ficado, então isso é ótimo. Se eu conheço bem os rapazes, eles estão curtindo o silêncio, estão tocando música e nós estamos todos sentido falta um do outro, isso é uma certeza.

Quais são seus hábitos antes de um show?”
Eu gosto de entrar na minha área pessoal, eu me tranco no meu camarim se eu tiver – agora com o Nightwish eu costumo ter, o que é muito agradável para mim pessoalmente, não só por ser prático porque eu preciso me trocar, mas também porque eu gosto de estar sozinha, as vezes eu escuto alguma música ou aproveito um pouco de silêncio… Geralmente uma hora, uma hora e meia antes do show eu costumo fazer a minha maquiagem o que demora muito para acertar tudo! Vestir a minha roupa, eu até eu prefiro estar um pouco estressada sobre estar atrasada porque isso começa a aumentar a minha adrenalina, colocar meus equipamentos de som, meus monitores de ouvido que é o sistema em que eu posso escutar as coisas no palco… Então chega o momento em que todos nós juntos vamos ao palco, ligamos os equipamentos e também faz parte do processo “entrar no modo de show” a intro, é realmente legal ver e começar a escutar o público, começar a entrar no modo “vamos à luta” que realmente inclui a adrenalina e sim… a excitação momentos antes do show.

Jessica pergunta se eu já machuquei a minha voz e o que eu faço para protegê-la. Quando você pratica algo muito novo, é provavelmente que você se machuque um pouco porque você não sabe muito bem o que você está procurando e você está tentando várias coisas diferentes e dor pequena é até um sinal que “hey, do modo que eu fiz isso não era certo, eu preciso fazer diferente” e na sua busca  pode ser que você sinta desconforto mas uma dor real deve ser sempre evitada, claro, e se você sentir dor e ainda não funcionou do jeito que você queria é melhor deixar pra lá, descansar e depois tentar de novo do que realmente pressionar e forçar a sua voz. Se você canta e você sente dor, algo está errado. É algo no jeito que você faz ou você tem algum problema físico seja com infecção ou algo errado na sua garganta mas dor não deve acontecer. Ao evitar isso, você acaba protegendo-a. Eu considero a minha voz uma parte do meu corpo e cuidar do meu corpo significa que eu cuido da minha voz, mas também eu sou bem sortuda por ter um conjunto saudável de cordas vocais então eu não sinto dor ou desconforto muito rápido, eu também não sinto cansaço muito rápido. Entretanto, quando eu realmente me sinto cansada ou quando eu sinto algo na minha barriga eu não consigo colocar intensidade na voz, porque o poder e a energia que faz as cordas vocais vibrarem vem de diferentes partes do corpo. O motor não está aqui [aponta para garganta], quando o motor fica cansado, a garganta também fica cansada – algo que eu sempre tenho que ter cuidado. Então, no geral, saúdo é necessária para manter as cordas vocais sem se cansaram ou até de se machucarem.

Certo… Pessoal, vocês estão escrevendo tantas mensagens, e eu to passando elas aqui, eu só vou ver se consigo responder… eu acho que a maioria de vocês adora Shoemaker e estão perguntando se vamos tocá-la ao vivo. Ela não é uma música ideal para ser tocada ao vivo, mas se tantos de vocês querem ouvi-la, talvez nós tenhamos que reconsiderar.

2 Q&A - Perguntas & RespostasEntão, Alguém… Marco, está perguntando o que eu faço para me manter em forma. Eu.. malho E quando eu malho, malho aqui, estou em casa agora. Acho que a maioria de nós está.  E, eu moro numa fazenda…quer dizer, no interior. Nós temos grandes pátios com meus cavalos, e daqui consigo vê-los comendo feno e a grama ainda não começou a crescer. Eles estão pedindo muito porque está um pouquinho verde em todo o lugar e eles estão mastigando o feno seco pelo inverno todo, então… sim, tomar conta dessas duas senhoras e ser uma mãe, isso te deixa ativa, com certeza, eu diria. E as coisas do dia-a-dia aqui em casa me mantém muito em forma. Eu também comprei, agora, alguns tênis de corrida, porque eu sempre amei correr então é uma maneira legal de esvaziar a sua mente e deixar seu corpo forte e numa condição boa, também, porque eu mesmo fico forte facilmente, mas isso não significa que estou em boas condições. E para andar para lá e para cá, pular e cantar ao mesmo tempo, você precisa disso também. Então este é o meu pano. Vamos ver o que acontece. Assim como todo mundo, eu estou ansiosa mas eu sempre amei malhar, então sou sortuda com isso.

Ao mesmo tempo estou passando aqui e….deixe-me ver… Há algum aquecimento vocal ou remédio que te ajudam a se sentir confortável em turnê ou  gravando? Hmm, sim, eu tenho minha própria rotina de aquecimento e acho que, parte da rotina lá é mais mental do que de fato física. E isso é de fato porque eu tenho praticado, praticado e praticado, então eu condicionei meu instrumento, meu corpo e minha mente muito bem, e… nesses exercícios… então eu realmente acho que tem a ver com a necessidade que eu tenho deles hoje em dia, já que não preciso deles tanto assim. Entretanto, quando esta muito frio ou quando estou muito cansada, ou quando a voz esta cansada do dia anterior, por exemplo, de um show, eu gosto de  aquecer a voz mais devagar e [menciona um remédio em outro idioma], que é como um doce que você pode comer para sua voz, sua garganta, que eu realmente gosto e… sim, há todos os tipos de exercícios, mas novamente, é uma coisa muito pessoal.

Se eu estou planejando uma turnê solo fora da Holanda em algum momento. É, talvez… É muito difícil planejar turnês agora, entretanto,vamos ver…

3 Q&A - Perguntas & RespostasAlguém está dizendo que realmente gosta dos CD’s do ReVamp. George, não sei como pronunciar… e…será que ele verá eu cantar essas musicas ao vivo de novo…?  Não com o ReVamp,  mas eu tenho cantado algumas delas ao vivo nos shows solo que fiz na Holanda. Tem uma que ainda não cantei mas será gravada… isso acontecerá quando essa situação toda acabar.

Querida Floor, há algum gutural ao fundo de Noise? Não, não acho que eu fiz gutural, mas tem muitos gritos em camadas para fazer ficar mais agressiva, mas, honestamente, não acho que eu estava de fato fazendo gutural.

Passando mais um pouco… Qual música do Human Nature você mais gostaria de tocar ao vivo? Eu não sei, é muito difícil. Eu amo todas elas, eu gostaria de cantar todas elas… entretanto nem todas encaixem igualmente ao vivo, mas eu estou muito ansiosa para How’s the Heart?. Eu acho que será maravilhosa de fazer e Tribal, talvez, por causa da dança…

Aqui está Lauren, olá Lauren… Lauren está me elogiando por ser uma vocalista extremamente versátil, obrigada, e há algum estilo de canto que você gostaria de dominar? Bem… na verdade não, soa muito estranho, mas até agora estou muito contente com a diversidade que eu tenho e talvez você tenha ouvido em Shoemaker que eu sinto que minha voz operática de alguma forma atingiu um novo nível. Eu tinha esse nível quando mais jovem e eu ainda estava estudando mas, de repente, tudo mudou aos 24 anos, e a minha voz operática amadureceu e acho que isso acontece naturalmente, e sinto que nesses últimos tempos, isso aconteceu novamente, pois eu consigo atingir de forma mais profunda um som operático mais variado, então eu gostaria de explorar mais isso, sim, um conhecimento mais profundo nisso hoje em dia pois é interessante sentir que algo alcançou um novo nível. Eu gostaria de fazer isso.

Viram só, estou falando aqui já por 14 minutos. Eu vou escolher uma última pergunta.

5 Q&A - Perguntas & RespostasBem… Human Nature é um álbum muito diferente, você sabe porque o Tuomas ou a banda toda decidiu mudar as coisas dessa forma? diz Clary. Eu não acho que Human Nature é um álbum diferente, eu acho que é uma sequência natural ao Endless Forms Most Beautiful e uma progressão natural da banda ao não escrever no mesmo estilo que escreveu 20 anos atrás. Tuomas definitivamente escreveu essas coisas e então começamos a ensaiar enquanto banda e naturalmente se torna aos poucos no som que temos hoje. Uma grande diferença é a quantidade de vocais harmônicos entre eu, Troy e Marco. Isso é algo que começamos a praticar nas preparações da turnê Decades, porque lá nós pegamos as musicas antigas e queríamos dar um novo som de como a banda soa hoje em dia através de cantá-las ao vivo realmente, ao invés de ter a minha voz em 100 camadas atrás junto comigo. Mas cantando junto e sentimos que foi tão bom que se tornou uma progressão natural no Human Nature também e, sim, eu pessoalmente adoro esse tipo de crescimento e, sim, então estou super feliz e orgulhosa do álbum. Espero que você esteja curtindo ele também…talvez num outro vídeo eu possa pegar mais questões, já que tinham tantas… obrigada por ouvir, pelas suas perguntas e dedicações.

Aproveitem seu tempo em casa, sei que é algo estranho de dizer, mas nestes momentos tão loucos, se você tem saúde, você tem o mundo. Então se mantenham saudáveis e façam coisas que normalmente não podem fazer e logo a vida será como era. Isso é algo para aguardar ansiosamente, mas enquanto isso não acontece, tentem aproveitar o dia-a-dia o máximo que puderem, como é agora. Se cuidem, tchau.

 

 

Share this content: