CrypticRock: Floor Jansen

CrypticRock: Floor Jansen

Original HERE | Tradução: Head up High, my dear!

nightwish_hammersteinballroom_040915_14 CrypticRock: Floor Jansen

Aqui vai uma boa dica pra sua saúde mental: nunca diga nunca. Ninguém sabe o que amanhã trará, e até os planos mais bem traçados podem nunca dar certo. A prova da incerteza da vida, a versátil vocalista Floor Jansen estava com a sua banda Revamp, quando do nada, Nightwish a chamou para cantar em alguns shows em 2012. Participando da banda no que ela achou ser temporário, seis anos depois, Floor Jansen se encontra como a vocalista principal do Nightwish, gravou o “Endless Forms Most Beautiful” em 2015, e rodou o mundo em turnê. E Jansen continua vendo mais mudanças vindo em seu caminho, todas brilhando de positividade.

Além de tudo, Jansen ainda tem outras ambições, e uma delas apareceu 10 anos atrás quando ela conheceu o virtuoso guitarrista Jorn Viggo Lofstad. Querendo testar sua voz em algo além do metal. Jansen e Lofstad  uniram forças para criar um projeto de Hard Rock. Infelizmente esse projeto foi guardado… até agora.

10 anos depois, os dois se juntaram para realizar a sua fantasia de Rock-Star na forma de Northward, o auto-titulado que sairá no dia 19 de outubro. A única pergunta que temos é, você está preparado? Entusiasmada sobre tudo isso, Jansen sentou para conversar conosco sobre sua vida maluca dos últimos anos, aprendendo pela experiência, se aventurando no Rock ‘n’ roll, além de muito mais.


CrypticRock.com: A ultima vez que nos falamos foi em 2013, promovendo o ultimo album do ReVamp, ainda nem tinha sido anunciado que você seria a vocalista oficial do Nightwish. É tolo dizer que muita coisa mudou desde então. Nos diga, como tem sido seus ultimos 5 anos?

Floor Jansen: Os últimos anos pareceram uma vida inteira, para ser honesta, ocupados e bons, inesperados. Eu me juntar ao Nightwish foi algo completamente inesperado. Naquele momento da minha vida, eu não queria desistir do ReVamp. Eu não me imaginava me mudando da Holanda. Eu de fato não sabia se eu seria a vocalista do Nightwish. Depois disso, quando eu tive certeza, caiu a ficha de que tudo que eu conhecia seria mudado. Eu pensei, “eu não me vejo continuando em outra banda”, uma banda precisa de 100% da sua dedicação para funcionar para todos os membros. Eu já tinha feito os rapazes esperarem por mim duas vezes, e eu senti que não era justo, todos nós precisamos seguir nossos caminhos. 

Eu me mudei pra Finlândia, e só depois de eu terminado de organizar tudo que eu conheci meu ainda-não-marido sueco. Eu morei na Finlândia durante um ano com ele, então eu me mudei pra Suécia, onde moro hoje. Isso mudou também (risos). Então eu tinha um projeto que eu tinha começado 10 anos atrás, Northward, que eu nunca terminei. Que, na última vez que nos falamos, não era um assunto porque eu não sabia se eu teria algum tempo para finalizá-lo. Então começamos a falar sobre uma pausa no Nightwish, o que foi bom para os rapazes que estão na banda desde o início – seria ótimo um ano inteiro de folga. E não é porque é algo que não gostamos de fazer, mas porque daria para nós uma nova energia. E deu. Então aqui estamos nós, 2017 foi o momento em que eu pude me dedicar para terminar esse projeto, e aconteceu.

CrypticRock.com: Wow, muitas coisas aconteceram com você nesses últimos 5 anos – pessoalmente e profissionalmente.

Floor Jansen: Sim, tudo isso! Eu imigrei duas vezes, me casei, me tornei uma mãe.

CrypticRock.com: Muitas conquistas grandes, e parabéns pela maternidade! Você mencionou Northward, que foi colocado no banho-maria por 10 anos. Um pouquinho diferente do que você já fez no passado, é pesado mas é mais Hard Rock. Nos conte um pouquinho da inspiração por trás desse projeto.

Floor Jansen: De fato houve uma intenção de soar diferente e de ser um álbum de rock, e não um álbum de metal. Essa era a minha idéia: era algo que eu desejava fazer desde 2007, sabendo que 2008 seria o ano de folga da minha banda na época, o After Forever. Eu havia feito álbuns de metal por 10 – 11 anos na época, e pensei que seria legal fazer algo diferente e entrar em outro gênero, que foi o Rock.

Isso tomou forma na minha cabeçaa quando eu conheci Jorn Viggo, que é um guitarrista muito diverso e tem experiência em Rock e também Metal. Nós sentamos juntos para ver se tínhamos inspiração para compor, o que tivemos. Nós decidimos que deveria ser um álbum de rock apenas com guitarras, baixo, vocais e baterias – sem orquestras sinfônicas, corais ou teclados.

Nós compomos o álbum naquela época, nós até gravamos algumas baterias para o álbum. Nunca foi planejado o álbum entrar em modo de espera, imagine por 10 anos. O After Forever era outro projeto que eu não queria que fosse meu próximo novo trabalho que eu teria que deixar em modo de espera. Quando a folga do Nightwish veio, eu contatei Jorn em 2016 para ver se ele ainda estaria disposto e ver se nós ainda nos sentíamos bem com a música, e se ela encaixaria em quem somos nesse período e idade. E quando deu tudo deu certo, partimos para a ação!

CrypticRock.com: É muito impressionante saber de tudo isso. Muito mudou em uma década, e agora o álbum será lançado em outubro. É um álbum muito bom, certamente mais Hard Rock. É interessante que desde que você inicialmente mentalizou esse projeto, muitas bandas de hard rock com vocais femininos ganharam muita atenção merecida, por exemplo, o sucesso do Halestorm. A banda se tornou muito popular e é ótimo ver isso.

Floor Jansen: Sim, é ótimo! Há 10 anos atrás não era assim. Claro, nos anos 80 era. Não foi inspirado em muitas outras bandas, mas Skunk Anansie foi uma delas. Eles foram uma das minhas fontes de inspiracção, era uma das únicas bandas com vocais femininos na época. Para mim, também Foo Fighter, Alter Bridge e algumas outras bandas de Classic Rock tambem foram inspiração. Eu não era tão familiarizada com as bandas de Classic Rock, mas foi ai onde o Jorn entrou, ele me tocou varias coisas – Deep Purple, Led Zeppelin, mais um monte de banda com músicas legais, riffs, vocais, etc. Nós realmente ouvimos uma tonelada de músicas. Eventualmente se tornou um fenômeno, o que é ótimo para nós, eu acho. (Risos).

CrypticRock.com: E o álbum é diverso. Tem seus momentos pesados, seus momentos melódicos, e tem momentos fragéis também. É assim que um bom álbum de Hard Rock deve ser.

Floor Jansen: Obrigado por dizer isso. Nós queríamos fazer um álbum diversificado. Por nos permitir ser inspirado por tantas bandas diferentes, saiu naturalmente. Fazer um álbum é sempre um quebra-cabeçaas: você começa vendo várias peças diferentes e todas elas precisam se juntar para criar apenas uma imagem. Leva tempo antes que você consiga ver todas as peças formarem só uma figura, o que foi o que aconteceu nesse álbum. Foi interessante pegar as peças, porque tínhamos a figura quase completa. Isso é algo que você só consegue ver  na última fase de quando você começaa a gravar, e quando as canções estão do jeito que você pensou.

Nós gastamos muito tempo fazendo demos muito boas, mas ainda assim, a gravação pra valer é sempre diferente. Dado o fato de que houve 10 anos entre a composição e a gravação, isso fez com que aparecessem desafios ainda maiores do que se tivéssemos gravado em 2008, algo que melhorou a diversidade do álbum, eu acho. Além disso, eu estou feliz que eu tive o tempo de me desenvolver mais como uma vocalista de Rock. Na época, era uma idéia, um conceito, um desejo que eu tinha de aprender mais sobre esse estilo.

Eu era fascinada pelo estilo, mas eu não poderia usar muito no After Forever. Eu comecei a usar uma vibe mais Rock em algumas canções mas ainda não era a mesma coisa, eu queria explorar mais. Que eu fiz na minha banda ReVamp, e até no Nightwish, a música pede esse canto de vez as vezes. Mas ainda assim é muito diferente, e o canto saiu com todo seu potencial com o Northward. Estou feliz! Eu acho que fiz um trabalho melhor agora que eu poderia ter feito se eu tivesse gravado 10 anos atrás.

CrypticRock.com: Saiu maravilhoso e é empolgante ver você tentar um estilo do Rock. Você fez muitas coisas no metal no decorrer dos anos. Certamente há um approach diferente na hora de cantar Rock ao invés de metal sinfônico. Como foi pra você tentar um estilo mais Rock?

Floor Jansen: Absolutamente, é completamente diferente. Dentro do Nightwish, tem muita diversidade. Eu canto muitas músicas de um jeito mais roqueiro que as moças que cantavam antes de mim. Isso se destaca mais, e ao vivo demanda um pouquinho mais de mim. E agora, essa turnê que estamos fazendo com o Nightwish, onde estamos tocando canções mais antigas, nós poderíamos ter ido pelo lado sinfônico. Mas eu também não sou só sinfônico. Você naturalmente começa a escutar a música de forma diferente, e algumas vezes isso tem que acontecer. Em outros momentos você pode usar a mesma música com um approach mais agressivo, o que deixa a canção mais agressiva, o que é legal ao vivo, e algumas músicas imploram por isso. Ainda é diferente fazer isso no Metal que no Rock.

[approach é como se fosse um método de encarar algo]

CrypticRock.com: É um estilo muito único. Vendo você mesma ocupada com a turnê do Nightwish, você se vê performando alguns shows com o Northward no futuro?

Floor Jansen:  Sim e não. Antes era um não absoluto, porque eu não tinha tempo. Tem sido muito pedido. Através das redes sociais nós lançamos duas canções e elas foram extremamente bem recebidas, bem mais do que eu poderia ter sonhado, por elas serem diferente do que os fans conhecem de mim e do Jorn. Eu nunca digo nunca, mas ainda levando em conta que o projeto é de duas pessoas, nós precisaríamos de uma banda. Nós precisariamos de uma turnê, uma equipe, e etc. Isso leva a uma lista enorme de coisas que precisam serem feitas, que demandam tempo, algo que nao tenho. (Risos)

CrypticRock.com: Dá pra entender. Muitas coisas estarão no seu prato com o Nightwish, e o mais importante, sua família.

Floor Jansen: Com certeza, por esses motivos isso não poderia acontecer. Com certeza não esse ano, e não ano que vem, quando o Nightwish gravar um novo álbum, e nem no ano seguinte quando estaremos em turne mundial com o novo álbum. E ninguém sabe o que pode vir depois. O projeto demorou 10 anos para ser feito! (Risos)

CrypticRock.com: Nunca diga nunca, como você disse. Você mencionou o Nightwish e carga de trabalho. Você gravou em 2015 o álbum “Endless Forms Most Beautiful” e saiu em turnê mundial com a banda. Como tem sido a sua relação com a banda?

Floor Jansen:  Sempre foi ótima! Foi ótima desde o primeiro show e as primeiras semanas surreais nos EUA quando a banda tinha acabado de cortar relações com a Anette. Eu tinha acabado de entrar em shows depois de ficar na sala da minha casa por um ano e meio, por conta de que eu estava doente. Eu estava me recuperando de uma doença e voltando a ter vida. Eles estavam num estado de sobrevivência, não sabendo se a banda sobreviveria a isso ou não. Nós nos divertimos muito! Aquilo foi a base das turnês que viriam muitos anos depois. Então nós começamos a fazer um álbum juntos. Nós ensaiamos muito, fiquei semanas e mais semanas na Finlândia, aquilo foi ótimo.

Nós já tivemos muitas experiências juntos. Sempre me sinto em casa quando estou em turnê com os rapazes, fazendo um álbum ou ensaiando. É algo que eu fico ansiosa para fazer. E eu tenho muito orgulho de que eu – de todas as mulheres do mundo – me tornei a nova vocalista, que eles me quiseram, que eu recebi aquele convite. Isso é algo que eu nunca vou esquecer!

nightwish_hammersteinballroom_040915_07 CrypticRock: Floor Jansen

CrypticRock.com: É ótima história, e bem merecida! Voce mencionou que voce não estava pronta para abandonar o ReVamp. Você eventualmente tomou a difícil decisão de acabar com a banda em 2016. Foi uma decisão dificil?

Floor Jansen: Sim, eu não queria ter que tomá-la. Eu também não queria continuar do jeito que estava. Como eu disse, eu sentia como se todos sempre estivessem esperando por mim, primeiramente e acima de tudo meus colegas de banda, mas também os fãs. Eu sabia que os próximos anos seriam difíceis para fazer um álbum. Até esse projeto, Northward, não poderia ter sido feito se eu também tivesse que compor a música. Só foi possível fazer o que nós fizemos agora, e ainda assim, foi muito bem calculado em relação ao tempo. Eu estou feliz com a decisão que eu tomei nesse sentido. Se eu lutei por algo, foi pelo ReVamp. 

CrypticRock.com: Sim, tomar esse tipo de decisão faz parte da vida e ainda assim é tão dificil.

Floor Jansen: É inevitável. Você tem que ser honesto consigo mesmo e com os outros. Você nao pode ter tudo, é uma ilusão.

CrypticRock.com: Essa é a verdade. Você faz o que faz há 20 anos, desde que você era uma adolescente. Você obviamente aprendeu muito, e pode ser difícil de apontar tão especificamente, mas quais experiências você diria que foram uma das mais importantes que você aprendeu?

Floor Jansen: Eu diria duas coisas. Primeiro, seja paciente, e isso também é porque eu nao tenho uma natureza muito paciente. (Risos). Segundo, que talvez compartilhe o mesmo lugar com o primeiro, você nao pode planejar nada. Você pode fazer planos até certo ponto: você pode dizer “Eu gostaria de estar aqui e ali em 5 anos. Eu posso fazer um plano de 10 anos: eu posso planejar até mais longe”, mas quanto mais distante os planos são do dia de hoje, mais difíceis são de saber se são realizáveis. Quanto mais você acha que sabe, mais dura será a queda quando você perceber que não são planos reais.

Quando a minha banda After Forever acabou, apesar de eu dizer que não deveríamos ter acabado, que nós deveríamos ter continuado, eu era apenas uma das seis pessoas que dizia isso. 12 anos jogados fora, eu não esperava por isso. Olhando para isso agora, eu deveria estar cega, mas eu estava tão convencida que nós conseguiriamos! Eu estava tão convencida de que eu poderia convencer o resto, que eu tinha um bom plano e que todos estavam recebendo novas energias de estarem um ano de folga. Mas não aconteceu. Essa foi a primeira vez que caiu a ficha de que você simplesmente não conhece o amanhã, e que você deve manter sua mente aberta. Você nao pode entrar tão fundo na sua zona de conforto, quando algo inesperado acontece você nunca teria que pensar – “o que poderia ter acontecido de diferente?”

Isso parece algo meio fatídico, mas eu penso agora, o que aconteceria se o Nightwish acabasse amanha? Eu não acho que isso vá acontecer, eu não espero que acontece, mas diabos, um dos rapazes pode se envolver em um acidente e esse seria o fim. Pode acontecer, eu seria tola se não pensasse nisso de vez em quando. Isso é algo que eu tento aprender de experiências passadas: Eu quero estar aberta a tudo.

Eu queria fazer o que eu queria quando eu queria, o que soa como uma adolescente mimada. Quando você se mantém de cabeca aberta, e passa dos 30 anos, você consegue realizar. Eu acho que muitas pessoas da minha idade pensam “Eu gostaria de fazer isso mas eu não posso porque…. Ai aparece hipoteca, emprego, os filhos, etc” Isso é o maior erro da vida! Se você está esperando para  as coisas acontecerem que talvez aconteça amanhã, ela nunca acontecerá. Você precisa trabalhar para acontecer agora! Ninguém mais vai fazer por você e 10 anos irão passar antes que você perceba. São essas coisas que eu tento levar em consideração diariamente, o que diabos eu vou fazer hoje? (Risos) Eu tenho muito tempo, mas eu também tenho muitas coisas pra fazer (Risos).

CrypticRock.com: Isso faz total sentido, tudo isso é parte do processo de ganhar experiências de vida.

Floor Jansen: Eu acho que eu sou um clichê ambulante nessa minha idade. Eu achei que seria diferente por eu ser musicista, mas não! (Risos)

CrypticRock.com: Certo, e você tem grandes esperanças e sonhos quando você está no inicio dos 20 anos, mas quanto mais você envelhece mais cuidado você tem.

Floor Jansen: Sim, mas eu acho que muitas pessoas se tornam tao precárias e tão seguras na sua zona de conforto que elas criam para si mesmas, que nenhuma ação é feita – até que forçada. Isso é o que eu quero dizer quando eu nunca dou a oportunidade de pensar duas vezes: você acha que você estará sempre ali e acha que as coisas estarão assim para sempre – não, não estarão. Isso poderia ser horrível também – veja o que há para explorar e ver no mundo. Nem todo mundo é tão aventureiro quanto eu, eu entendo isso. Diabos, depois de tudo que eu fiz nos últimos anos, um pouco mais do mesmo não seria tão ruim para mim. Mas não vamos ficar tão confortáveis, por que isso te previne de evoluir e fazer coisas novas.

CrypticRock.com: Concordo 100%. E agora você esta fazendo isso com o Northward. Explorar o Rock ‘n’ Roll esteve em sua mente por um longo tempo, obviamente.

Floor Jansen: Sim, definitivamente esteve. Há muitos cantores de Rock legais. Eu acho que quando se trata de cantar, eu tenho um estilo mais Rock que metal de canto.

CrypticRock.com: Sim, e você disse que você nao tinha certeza como seus fãs de metal receberiam o Northward. Isso é uma apreensão sincera, porque é claro que há uma barreira entre as pessoas que escutam apenas rock ou metal.

Floor Jansen: Absolutamente. Em geral, se tem uma coisa que os fãs de metal tem, o que é bom e ruim, eles meio que querem ver a mesma coisa todas as vezes. Talvez é a mesma coisa com o Rock. Eles querem ouvir o que é familiar e as vezes não estão aberto a coisas novas. Isso foi algo que eu estava temendo, mas eu estou muito feliz que eu estava errada. Eu vim do Metal, então eu espero que os fãs de Metal apreciem meu Rock. E eu também espero encontrar mais fãs de Rock que apreciem meu Metal.

CrypticRock.com: Sim, e abre novas portas. A última vez que nós nos falamos, você mencionou que não gosta de filmes de terror. Vamos explorar essa pergunta. Você assisitu algum filme recentemente, que você tenha gostado?

Floor Jansen: Teve um filme chamado Arrival (2016). Eu assisti não muito depois de eu ter dado a luz, mas de uma perspectiva de mãe, me tocou muito. Do ponto de vista de pais – você sabe o que eu quero dizer, se você assistiu. Minha maior decepção foi o que eu mais estava ansiosa para assistir, Dark Tower (2017).

Eu amo fantasia, eu li a saga Torre Negra duas vezes agora. O filme teve ótimos atores, uma ótima história, mas eles conseguiram alterar tanto que não soma nada aos livros nem ao que vem depois.


Próximas datas do Nightwish:
11-02 GOTHENBURG (PARTILLE ARENA) SE
11-03 COPENHAGEN (VALBY-HALLEN) DK
11-05 BERLIN (MAX SCHMELING HALLE) DE
11-06 HAMBURG (BARCLAYCARD ARENA) DE
11-07 ANTWERP (LOTTO ARENA) BE
11-09 OBERHAUSEN (KÖNIG PILSNER ARENA) DE
11-10 PARIS (ACCORHOTELS ARENA) FR
11-11 GENEVA (ARENA) CH
11-13 BRATISLAVA (INCHEBA EXPO ARENA) SK
11-14 MÜNCHEN (OLYMPIAHALLE) DE
11-16 LEIPZIG (ARENA) DE
11-17 KRAKOW (TAURON ARENA) PL
11-19 PRAGUE (O2 ARENA) CZ
11-20 BUDAPEST (ARENA) HU
11-22 ZÜRICH (HALLENSTADION) CH
11-23 NÜRNBERG (ARENA) DE
11-24 STUTTGART (SCHLEYER HALLE) DE
11-26 AMSTERDAM (ZIGGO DOME) NL
11-27 SAARBRÜCKEN (SAARLANDHALLE) DE
11-30 MADRID (WIZINK CENTER) ES
12-01 BARCELONA (PALAU SANT JORDI) ES
12-02 BILBAO (BIZKAIA ARENA) ES
12-04 MILAN (MEDIONALUM FORUM) IT
12-05 FRANKFURT (FESTHALLE) DE
12-08 LONDON (THE SSE ARENA, WEMBLEY) GB
12-10 BIRMINGHAM (ARENA) GB
12-11 MANCHESTER (ARENA) GB
12-14 TURKU (GATORADE CENTER) FI
12-15 HELSINKI (HARTWALL ARENA) FI


Floor Jansen:  FLOORJANSEN.COM | FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM

Northward: NORTHWARD.ROCKS| FACEBOOK | INSTAGRAM

Nightwish: NIGHTWISH.COM |  FACEBOOK | TWITTER 

Compre o Northward, com desconto especial para os fãs do Fã Clube AQUI

Share this content: