Floor Finds #5: Henk Poort

Floor Finds #5: Henk Poort

Tradução: Head up High, my dear! Floor Finds #1 | Floor Finds #2 | Floor Finds #3 | Floor Finds #4

Ser colocado numa caixa e estereotipado é algo que frequentemente acontece. No próximo episódio do Floor Finds terei Henk Poort como convidado para discutir como é ser estereotipado por outras pessoas e o impacto que isso pode ter na vida de uma pessoa. Quais são suas experiências? É hora de sairmos de nossas caixas!

Ω

Floor:  ⋅ Pidgeonholing: Nós tivemos que olhar o significado no dicionário – é possível colocar um artista dentro de qualquer caixa, categorizar e dizer “você é metal” “você é ópera” “você é o que seja”. O que você acha sobre isso?
Henk: Isso acontece bastante, eu acho. Sim, há pessoas que gostam de ser categorizadas mas eu não gosto. Digo, eu sempre digo que eu quero tudo! Do inicio até o fim, eu gosto de ser todos os tipos de coisas, eu acho que é entediante ser apenas um cantor de opera ou apenas um cantor de metal, no que eu acredito, é mais… Eu gosto de atuar em vários filmes e programas de TV, eu gosto de todos os tipos de coisas que tem a ver com o que eu faço, em ser um artista, então eu preciso dizer que eu sou um artista, não um cantor. Claro que sou cantor, mas eu também sou uma ator, um pintor, todos os tipos de coisas! Antes e eu começar a cantar, o que aconteceu há muito tempo atrás – eu tinha 16 anos quando eu fiz a minha primeira apresentação operática amadora – eu construía mesas, eu fiz mesas de bilhar e eu gosto disso também… Então você sabe, eu acho que é chato estar em uma posição apenas. Eu me lembro de uma cantora de opera e ela era tao fantástica e tao perfeita que começou a ser chato! Maria Callas, uma cantora de opera muito famosa, e as vezes ela estava bem fora do tom cantando, gritando! E eu amava porque era tão honesto, sabe?

Floor: Ela realmente estava tentando sair dessa caixinha!
Henk: Exatamente. Ela também fez alguns filmes!

Floor: Então você acha que a sua carreira seria diferente se você tivesse sido estigmatizado depois que você fez mesas de bilhar, e você começou a estudar opera e você se tornaria um cantor de opera, e isso seria a sua única coisa?
Henk: Bem, claramente eu era e ainda sou um cantor de opera [risos] eu faço outras coisas! Se eu estivesse apenas numa caixinha de “cantor de ópera” eu acho que eu nunca teria te conhecida, eu nunca teria cantado The Phantom of the Opera, então graças a Deus que eu não sou só um cantor de ópera!

Floor: Absolutamente! Eu concordo, eu também…. Eu concordo que categorizar, estigmatizar artistas é apenas para fins comerciais. Se você precisa dizer para alguém que pode estar interessada na nossa musica “é esse e aquele tipo de música”. Mas também, isso aconteceu na minha própria carreira, eu tinha uma banda nos meus tempos áureos quando eu comecei a cantar e eu comecei cantar no que eu imaginei ser uma banda de metal, e nós fizemos metal, e nós começamos a lançar o nosso primeiro álbum, e então as pessoas começaram a chamar nosso trabalho de “gothic”.
Henk: O que é “gothic”?

Floor: Exatamente! Então eu comecei a escutar a outras bandas que também eram categorizadas, encaixadas sob o termo “gótico” e eu pensei “isso não tem nada a ver com o que nós fazemos!”… E eles não pareciam conosco – haviam similaridades, sim… Poderia ser que os fãs daquele gênero estavam gostando de nós também, mas nós não somos daquele jeito, e eu não sou daquele jeito. “Sim, você é uma cantora gótica” – não, não sou! Até onde eu sei, eu gosto de metal, e era importante eu dizer que eu era metal e eu gostaria de ser isso, e também porque alguns metaleiros não gostam de nada além do metal, e com certeza os ouvintes de música pesada achariam que qualquer coisa na direção do gótico seria imediatamente algo descartável. Então a categoria que nós fomos colocados, não por nós mesmos mas pelo lado comercial, não nos ajudou porque muitas pessoas nunca nos escutaram e talvez nos escutariam! E com que frequencia nós ouvimos que as pessoas randomicamente tropeçaram na nossa musica em festivais e disseram: “cara eu não tinha ideia que a sua musica era assim, eu achava que era gótico” e falavam da “caixa” errada. Então esse habito de colocar em caixas limitam muito… Eu acho que atualmente eles não diriam “é apenas isso”, diriam “é para ouvintes que também apreciam tal coisa”, então pelo menos não é mais tão restrito a ideia de que você precisa estar encaixado em alguma tag.
Henk: Isso é muito difícil porque as pessoas pensam de uma forma, em uma caixa… É ridículo, eu lembro quando eu fiz a meu primeiro musical – Os Miseráveis, em 1991 – Eu deveria ter feito também uma opera holandesa, e as pessoas não conseguiam mudar a ideia de “Henk Poort é um cantor de ópera e agora ele está fazendo musicais? Deve ser porque ele não consegue mais cantar óperas” E isso aconteceu bastante! Eu lembro que eu tinha um agente naquela época e ele disse “você sabe, eu gostaria de te apresentar numa opera em algum lugar na Alemanha mas eles perguntaram o que você está fazendo no momento, e ele disse que eu estava cantando Fiddler on the Roof e eles disseram “ah, um cantor perdido. Cantar opera e depois cantar Fiddler on the Roof” que é um musical então eu acho que ele está fora de forma, então acho que ele não consegue mais cantar””. O que é ridículo! Durante o Fantasma da Ópera eu fiz 6 operas! Óperas de verdade! O Fantasma da Ópera é um musical! Então as pessoas sempre acham que se você é isso, você não pode ser aquilo, algo que eu considero ridículo!

Floor: Sim! Eu concordo totalmente. É bom ser muitas coisas porque isso também desperta o artista dentro de nós para explorar novas áreas e meu ultimo Floor Finds foi com Anki von Helersvan e que todos sabemos que ela é uma ótima adestradora de cavalos – ma depois que ela explorou tudo o que era possível sobre esse tópico ela disse “sim, eu acho que fiz tudo e não me sinto mais desafiada!” então ela começou a fazer western reining (competição de hipismo) – ainda dentro do âmbito de cavalgar, mas totalmente fora do que ela fazia e eu achei ótimo! Talvez ela não seja a melhor do mundo nessa modalidade, mas não é sobre isso que se trata… Eu acho que ambos te faz investigar novas áreas e talvez você ache novos talentos escondidos, mas também isso te dá uma nova energia para explorar coisas que você já estava fazendo antes. Então para mim, no canto, sempre foi tao interessante explorar tudo…
Henk: E descobrir até onde você consegue ir!

Floor: Sim, e onde eu sou boa? Talvez até excelente? E onde eu não sou tão boa? Então eu gosto de tentar novas técnicas, cantar com distorção e até gutural, bem metal!
Henk: Sim, a primeira vez que eu te ouvi cantar assim eu fiquei me perguntando “isso é um gutural? Isso é cantar guturalmente?”

Floor: Canto com distorção.
Henk: Ah, certo! E eu nunca tinha feito isso. Então eu fui até o meu professor e disse “olha eu preciso fazer isso isso e aquilo” – e ele disse “[faz uma cara estranha] ah, tudo bem, vamos aprender” [risos]. Eu adoro aprender e eu aprendo relativamente rápido, mas você sabe, foi um desafio! Eu acho que se eu fosse cantar uma ária de uma ópera para uma audição em algum lugar do mundo para uma casa de opera desse jeito eles diriam “muito obrigado pela participação, próximo!”

Floor: [risos]
Henk: Mas foi tão divertido! Descobrir que você também pode fazer isso com a sua voz, é fantástico.

Floor: Eu tenho a mesma experiência, eu acho que eu consigo fazer e descubro que consigo, mas para mim eu sinto que eu nunca serei a melhor cantora de gutural do mundo, há muitas mulheres e homens que foram além, eles são fantásticos! Se eu fosse cantar assim provavelmente seria um pouco pior pelo fato dele serem tão ótimos no que eles fazem, mas eles devem sentir o mesmo com canto limpo onde o inverso acontece, o que é ótimo! Pelo menos foi legal explorar coisas novas e se eu fosse seguir os passos de um canto clássico puro como eu tive aulas no conservatório – tinha um professor lá que graças a deus não era o meu professor que me escutou cantando enquanto eu estava sendo ensinada pelo meu professor, o colega dele estava na sala e ela estava tipo “é, isso foi ótimo, mas o que você faz com a sua voz não é possível, então só para você saber, se você está querendo uma carreira real na ópera então é melhor que você esquecer tudo o que você está fazendo porque você nunca será capaz de cantar opera!”
Eu fico feliz que eu não escutei ele falar isso!
Henk: Que estúpido! Tão estúpido! Isso é realmente pensar apenas dentro da caixa, isso é maluco! Que ridículo! Minha filha acabou de começar no conservatório e ela canta musicas e outras canções e ela tem uma voz fantástica – bem, todas as vozes são fantásticas, mas ela..

Floor: Ela tem seus genes! [risos]
Henk: Sim [risos] Mas agora ela está começando a cantar óperas e ir atrás das árias e eu acho incrível! Mas eu digo, não se restrinja! Não faça apenas uma coisa ou outra, não! Explore! E eu acho isso fantástico.

Floor: Eu acho que esse é um conselho incrível para todos que estão assistindo esse vídeo, explore as caixas e não se fique preso numa coisa só. Isso pode nos trazer muitas coisas.
Henk: Há muita coisa para experimentar!

Floor: Sim, todo um mundo. E nunca acaba. E isso é bom saber também.
Henk: Sabe, o meu contador viu a lista de coisas que eu pago e ele disse: “aulas de canto? Voce ainda precisa de aulas de canto? Quão estupido você pode ser?” E claro que eu ainda preciso de aulas de canto! Quando eu era carpinteiro eu tinha que ter certeza que meus instrumentos estavam afiados e prontos pro uso, e o mesmo acontece com a minha voz. Então eu preciso, pelo menos uma vez por mês, uma aula de canto. Não para aprender… digo, você sempre pode melhorar a sua técnica, mas para também cuidar da sua voz se você canta muito para você não cometer erros. Principalmente quando você está cantando muito, as coisas podem estar perigosas. Quando eu estou numa ópera eu canto 7 dias por semana, então você precisa tomar cuidado.

Floor: Sim, a manutenção é extremamente importante. Talvez um pouco tedioso, mas definitivamente importante. Isso é importante. Isso é um pouquinho mais dentro da caixa que falamos!
Henk: Sim!

Floor: Muito obrigada por assistirem, muito obrigado por estar em Floor Finds. É muito estranho falar em inglês com você.
Henk: Absolutamente.

Floor: Vamos voltar para o Holandes. Ele fala o holandês de Amsterdam e eu falo alguma coisa! [risos]. Tchau tchau!

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